Não gosto da câmera lenta nos filmes. Não é real. A vida é muito rápida e não entendo porque os diretores colocam o efeito de lenta nos filmes. A vida, tal qual uma correnteza, flui implacavelmente, sem pausas para contemplações artificiais. O relógio não concede clemência, cada segundo passa sem misericórdia, impiedoso. No mundo real, tudo acontece com uma urgência palpável, onde as emoções surgem e se desvanecem com a rapidez de um piscar de olhos.
Por que, então, insistir em retardar a velocidade da vida com o artifício da câmera lenta? Os filmes tentam capturar a profundidade dos momentos, alongando olhares, sorrisos, e gestos que, na realidade, são fugazes. A câmera lenta parece um esforço desesperado para dar peso ao que é leve, para prolongar o efêmero. Na vida cotidiana, as despedidas são rápidas, os abraços são breves, e as oportunidades, passageiras. Nada espera, tudo se move com uma pressa insaciável.
Assistir a um filme onde cada movimento é esticado, onde as ações são desmembradas em fragmentos lentos, é frustrante. A vida não tem paciência para tais luxos. Cada decisão, cada passo, é tomado com a urgência do agora, sem espaço para revisitar o momento em câmera lenta. Os filmes que utilizam esse efeito parecem desconectados da realidade frenética que vivemos. Eles distorcem o ritmo natural do tempo, criando uma ilusão de permanência que não existe.
A câmera lenta nos filmes me parece uma traição à verdadeira natureza do tempo. Ela tenta impor uma reflexão forçada onde deveria haver apenas a fluidez do instante. Na busca de uma profundidade estética, os diretores esquecem que a verdadeira beleza da vida reside em sua impermanência, em sua velocidade. A realidade não se desenrola com a lentidão de uma cena cinematográfica; ela avança implacavelmente, como um rio caudaloso.
A câmera lenta não respeita o ritmo implacável da vida. Ela é um artifício que tenta fixar o que é, por natureza, inconstante. Na pressa do cotidiano, encontramos a essência da existência: cada momento é precioso precisamente porque é breve, porque não podemos segurá-lo, porque ele escapa entre os dedos como areia fina.
Transformar o efêmero em duradouro através da lente de uma câmera despreza a verdade de que a vida não é uma sequência de quadros estendidos; é uma sucessão rápida de momentos que nos desafia a acompanhar seu ritmo. A câmera lenta, ao tentar capturar a eternidade de um instante, falha em compreender a verdadeira natureza do tempo. E, assim, na busca pelo que é de fato, a rejeito, preferindo a velocidade sincera da vida real.